Não é de hoje que vocês me pedem ajuda para eu esclarecer sobre equipamentos de fotografia. Afinal, quem não gosta de ter uma boa câmera em casa? Fotos com boa qualidade? E como diz a maioria, fotos com o fundo desfocado! Quem curte a fotografia com certeza vai amar o post de hoje, porém esse será bem extenso, afinal, é difícil explicar a fotografia com poucas palavras, certo? 

Para facilitar a compreensão, separei o post em tópicos. 

Afinal, o que você tem que levar em conta para ter um bom equipamento de fotografia? 

Megapixels. Se você pretende trabalhar com fotografia, exposições e livros e precisa que as fotos fiquem com uma ótima qualidade você precisa levar em conta os megapixels da câmera. Quanto mais megapixels sua câmera for capaz de fazer, maior a foto você poderá ampliar.
Lentes. Você sabia que a lente é mais importante que a quantidade de megapixels? Hoje em dia leva-se em conta a lente. Uma lente de melhor qualidade numa câmera que tenha menos megapixels é muito melhor do que ao contrário. 
 

  • O que você precisa considerar numa lente? 
  •  O tamanho do zoom. Quanto maior o tamanho do zoom, mais de longe você poderá fazer uma foto, se for a sua intenção fotografar paisagens e outras coisas distantes.
  •     
  • Agora, se você pretende fotografar pessoas, objetos e outras coisas, o legal é uma lente fixa! Tendo que considerar: 
  • A capacidade do ângulo de visão e a clareza. Quanto maior  a abertura da lente maior o ângulo de visão você irá pegar, mais clareza, e mais desfocado ficará o fundo! A lente mais famosa, comum e barata capaz de fazer isso tudo é a 50 mm 1.8! 
Por isso que, não adianta perguntar para um fotógrafo qual câmera que ele usa, você precisa levar em conta a lente, a maneira que o fotógrafo usa para tratar a foto. Mas o mais importante disso tudo é o olhar do fotógrafo, não adianta! 


A fotografia é um alto investimento… E o mais importante de tudo é você entendê-la. Se você está começando, não adianta você comprar a câmera mais cara e não saber como mexer, configuração… A fotografia precisa ser entendida, aliás, muito bem entendida.   

Mas lembre-se: 

Não se preocupem com o equipamento que alguém tenha, mesmo você tendo a mesma câmera que algum fotógrafo que você admira suas fotos não serão exatamente iguais! O estilo, o olhar, é sempre diferente!

Pergunta frequente: Mas afinal, Fran! Qual o modelo de câmera que você indica? 

Eu não trabalho com modelos de câmeras, ainda não tive a oportunidade de testar diversas para dizer qual eu indico e a qual não, mas é claro que eu tenho minhas preferências! 

Se você é blogueiro(a), ou quer uma câmera boa para usar em viagens, gravar vídeos… Eu acho super bacana a linha Rebel da Canon, são modelos de câmera semi-profissionais, fáceis de mexer, com um bom preço e com a qualidade super boa! Eu tive a oportunidade de adquirir a Canon t5i para gravar vídeos… E tô amando! Se vocês quiserem eu posso fazer um post só sobre ela para esclarecer as dúvidas de vocês. 

Agora, se você quer trabalhar profissionalmente com a fotografia, existem modelos mais caros e melhores. Mas lembre-se, compre aquela câmera que o preço te agrade e saiba mexer, ao invés de comprar uma câmera cara e você não saber aproveitar os recursos oferecidos pela câmera. E existem muitos fotógrafos BONS que usam câmeras semi-profissionais. Um exemplo é a Mel do A series of Serendipity, uma das principais blogueiras/fotógrafas que me inspiram até hoje… Ela usa a Canon t3i, um modelo da linha Rebel da Canon semi-profissional, e olha que linda as fotos dela! Sou encantada pelo trabalho da Mel. 

foto: Taci Gayer. 

Pergunta frequênte: Qual câmera é a sua? A câmera que eu uso para fotografar é a Nikon D7000, estou muito satisfeita com seus recursos e não pretendo trocá-la tão cedo. A Nikon é ótima, adoro a marca e acompanho muitos fotógrafos e blogueiras amigas que usam Nikon em que suas fotos tem a qualidade perfeita, o ISO não tem muito ruído… 

Na minha opinião a Nikon e Canon são marcas bem parecidas, ambas são ótimas. As diferenças entre as duas marcas são quase invisíveis. 

Sobre outras marcas, eu não tenho conhecimento e nunca testei. 

Bom, espero que eu tenha ajudado a esclarecer a maioria das dúvidas de vocês. Que post comprido!!! Cansei hahaha. Se você ama fotografia estude! Não tem nem como comparar pessoas que tem uma câmera profissional mas ainda não tem o conhecimento abrangente sobre a fotografia com fotógrafos profissionais que usam a mesma câmera.  

Qual câmera vocês usam? 
Vocês também acreditam que é mais importante a qualidade do fotógrafo do que da câmera? Vamos trocar figurinhas sobre isso. 🙂 
Acompanhe meu trabalho pelo Instagram  ♥  Youtube   ♥   Fan Page.